A Pedagogia de Projetos no Processo Ensino-Aprendizagem (post do antigo blog de Silvio de Moura)

A Pedagogia de Projetos foi criada no início do século passado pelo Norte Americano John Dewey. Com base no conceito de que "a educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura". Tem como características principais a intencionalidade, flexibilidade, originalidade e interdisciplinaridade. e para a construção desse projeto é preciso quebrar alguns paradigmas, como: Conceitos e metodologias de ensino, tratamentos do conteúdo e o conceito de aprender.

A Pedagogia de Projetos, é moderna e objetiva para a escola formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Ela encontra-se como um instrumento para facilitar a operacionalização entre todas as possibilidades que se apresentem. Deve ser considerada como um recurso, uma metodologia para dar vida e tornar mais atraente os conteúdos exigidos pelas disciplinas apresentadas e dessa forma, tornar a escola mais atraente. Deve acabar com o monopólio do professor tradicional e mais do que isso, mudar o método educacional tradicional, respeitando o conhecimento que o aluno traz consigo e permitindo suas necessidades e vontades, do que lhe é pertinente aprender no momento. Deve permitir que suas atividades educacionais, sejam determinantes na construção do seu saber. Observando que ele estará em constante interação com os meios ao seu redor, cabe ao educador, através de suas intervenções, estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. O educador, precisa não somente estimular o aluno ao pensamento, mas, ensina-lo a pensar corretamente. Nesse projeto é preciso estimular o trabalho, procurar buscar o estimulo e o interesse de todos e não somente o de alguns alunos ou mesmo, somente o do professor.

è importante que o projeto tenha a visão de que o educando, é um ser em desenvolvimento e seus conhecimentos são adquiridos em função de suas experiências, através de sua participação ativa na resolução de seus problemas e dificuldades, cabendo nesse momento ao educador, o papel de mediador.

Para o desenvolvimento de um projeto pedagógico dessa natureza, devemos estar atentos da necessidade em elabora-lo em etapas muito bem estabelecidas. São elas: A intenção, a preparação e planejamento, a execução e a apreciação final.

Em relação a intenção, o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos.

Na preparação e o planejamento, devemos desenvolver com as atividades principais, as estratégias, a coleta do material de pesquisa, o tempo de duração do projeto e como se dará o encerramento do projeto. Devendo ainda, o educador, verificar com os alunos, o conhecimento prévio sobre o tema, as dúvidas, questionamentos e onde pesquisar o tema.

Na execução ou desenvolvimento do projeto, é onde vai ocorrer a realização das atividades planejadas, com a participação direta dos alunos. Eles vão produzir o saber. Devendo ainda, periodicamente, realizar relatórios parciais para a verificação do desenvolvimento do tema.

Finalmente, na apreciação final, avaliar os trabalhos programados e desenvolvidos, permitindo aos alunos, a verbalização de suas percepções no desenvolver das pesquisas e na construção do trabalho. Toda turma então, pode organizar, construir saberes e competências, opinar e tirar conclusões coletivas.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas, criar possibilidades para a sua construção.

Fontes de pesquisas:

http://sitededicas.ne10.uol.com.br/art_pedagogia_projetos.htm

http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/?pagina=2

http://eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/textos_pdf/texto18.pdf


http://www.eumed.net/rev/atlante/2015/12/conhecimento.html

Se cabe aqui uma visão particular, um posicionamento sobre o tema, digo-lhes:

Quando decidi por fazer o curso de Pedagogia, estava em busca de algo que eu sentia falta para o exercício de minhas atividades e não tinha certeza de encontrar aqui. Mas, foi com as aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação TICs que, a cada dia tenho certeza de ter acertado na escolha.

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