P Olá gente ! Hoje trouxemos o nosso projeto didático, que será sobre:
1. JUSTIFICATIVA:
Equipe do projeto: Ana
Paula Ramos, Celysnara
Melo, Deusdete Maria, Flávia Betânia Souza, Lidiane Leitão, Michelle Romão
Tavares, Silvio De Moura Gomes e Taysa Ferreira .
INTRODUÇÃO
A nossa proposta de projeto realizado na escola Jean Piaget, na turma do 5º ano, pretende voltar-se para trabalhar com as crianças o tema:
literatura infantil através das artes visuais, despertando nelas desde cedo o gosto
pela leitura e realização de trabalho artístico, além do, despertar de suas
habilidades como: ato criativo, oralidade, imaginação, coordenação motora
dentre outros aspectos relevantes para o desenvolvimento da aprendizagem delas,
proporcionando possíveis contribuições advindas através da
utilização do projeto em sala, que tem por título: Projeto: Clássicos da Literatura Infantil, com objetivo de
formar pequenos autores.1. JUSTIFICATIVA:
Ao
percebermos que é importante para crianças dessa faixa etária, conhecer desde
cedo, a importância da prática da leitura e escrita, além de despertar o
desenvolvimento de suas habilidades para Artes, decidimos trabalhar com elas
literatura infantil e Artes visuais, levando em consideração aspectos
importantes relacionados ao tema, além de abordar questões que fazem parte do
seu cotidiano. O Projeto Didático é uma ferramenta que pode auxiliar na
organização e planejamento de conteúdos que envolvem determinadas situações
problema. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo, a construção dos saberes e
possibilitar as crianças e aos educadores um momento de interação durante a
realização do projeto. Possibilitando o desenvolvimento da aprendizagem, através
deste projeto, a ser desenvolvida em sala, proporcionando as mesmas,
contribuição para despertar o gosto pela leitura e desenvolvimento artístico
desde cedo.
2. OBJETIVOS:
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver estratégias
didáticas por meio de ações interativas, através da contação e construção de histórias
e suas produções artísticas proporcionando o desenvolvimento das habilidades
das crianças: cognitivo, imaginação, coordenação, percepção dentre outros.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Formar com os alunos uma Roda de
conversa sobre literatura infantil.
ü Dialogar sobre a leitura de três estórias
da literatura brasileira.
ü Compor duplas para visita a biblioteca
virtual.
ü Solicitar as duplas um desenho de dois
personagens dialogando.
ü
Elaborar
uma apresentação de trabalho com os desenhos dos alunos, utilizando o
aplicativo Aurasma.
3.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É importante para as crianças desde cedo, poderem
conhecer a importância da prática e do gosto pela leitura, além de despertar
sua habilidade artística, levando em consideração suas vivências de acordo com
o contexto social em que elas vivem. O título do projeto: Clássicos da Literatura Infantil, tem como objetivo
formar pequenos autores, contando história através de um trabalho de artes. Este
nasceu da necessidade de construir com as crianças um momento de ampliar os
seus saberes através da leitura e das artes visuais. A esse respeito, segundo
Edmir Perrotti apud Maricato (2005 p.25):
“Quanto
mais cedo às crianças tiverem contato com histórias orais e escritas, maiores
serão as chances de gostarem de ler.”.
Então,
o ato de ler desde cedo é parte importante e que deveria ser integrante em todo
lar, não só na escola. Seria muito importante que os pais e/ou responsáveis
pudessem inserir no cotidiano de seus filhos, esse momento mágico que é o momento
da leitura. Sobre a concepção de leitura Emília Ferreiro, 1999 nos escreve:
“A leitura é um momento mágico, pois o
interpretante informa à criança, ao efetuar essa aparentemente banal, que
chamamos de “um ato de leitura”, que essas marcas têm poderes especiais; basta
olhá-las para produzir linguagem”. (FERREIRO, 1999 p. 175).
Segundo os PCNs, 1997, p.58:
“para tornar as crianças bons leitores – para desenvolver, muito mais do que a
capacidade de ler, o gosto e o compromisso com a leitura - a escola terá de
mobilizá-los internamente, pois aprender a ler (e também ler para aprender)
requer esforço”.
O gosto por trabalhos
artísticos também devem ser despertados desde cedo, para que assim possa ser
percebido a habilidades que a criança tem em diferentes formas de manifestação
da arte: Diante
disto ANJOS, nos escreve que:
“O fazer arte é um dos momentos mais
ricos de possibilidades para que a criança possa escolher seus próprios
caminhos, o que não significa que não seja necessária a intervenção do
educador.” (ANJOS, Cleriston, p.31).
No
momento em que a criança está produzindo seu trabalho de artes, o professor
precisa sempre incentivá-lo e estimulá-lo a realizar de forma livre suas
criações, proporcionando a criança diferentes materiais para serem explorados e
agregados em suas criações.
Através
das artes visuais na educação infantil, a criança pode expressar seus anseios e
o conhecimento que ela tem do mundo externo, a partir do desenho, da pintura,
colagem e etc. Barbiere, nos diz que:
“Trabalhar com arte na educação infantil
ajuda a criança a descobrir como é seu mundo de invenções, abrir a porta para
novos conhecimentos, e assim aprender a imaginar e fazer”. (BARBIERI,Stela, p.02 ).
Em nosso projeto visamos Além
da leitura, a criação de quadrinhos e exposição de suas obras, feitas com a criatividade
artística das crianças, criado a partir da livre expressão delas, por meio de
imagens idealizadas por elas, e reproduzidas com diferentes materiais,
possibilitando-lhes autonomia de pensamento.
4. METODOLOGIA:
O
projeto realizar-se-á na escola Jean Piaget e buscará formar pequenos autores,
proporcionará às crianças o desenvolvimento, a interação e a livre expressão, durante
o processo de construção dos quadrinhos. Onde poderão se expressar livremente
diante do tema que for abordado a cada sessão, além de realizar com elas um
trabalho cooperativo, bem como a partir deste, despertar o gosto pela leitura e
habilidades artísticas. O intuito é de disponibilizar materiais diversificados
para suas produções, com situações interligadas à leitura, escrita, artes
visuais, oralidade, despertando suas potencialidades e proporcionando um
momento de socialização.
5.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO:
Dias
|
Data
|
Desenvolvimento do Projeto
|
|
1º
|
17/04/2017
|
Apresentação do
A
roda de conversa será feita sobre: Quais literaturas você já leu, se tem
algum em sua casa, se costuma ler, porque não ler, de qual mais gosta, qual a
importância da leitura para você, etc.
|
|
2º
|
18/04/2017
|
A
professora levará cinco opções de estórias, das quais, serão escolhidas três,
por meio de votação e serão lidas por três alunos que serão escolhidos por
sorteio.
|
|
3º
|
19/04/2017
|
As
duplas visitarão a biblioteca virtual no endereço: www.Qdivertido.com.br/contos, para isso usarão a
sala de informática da escola. O objetivo é de poder conhecer outros contos
da literatura brasileira e também, fazerem a escolha dos personagens com os
quais irão trabalhar no dia seguinte.
|
|
4º
|
20/04/2017
|
A
equipe fará os desenhos de dois personagens e criarão um diálogo entre eles.
|
|
5º
|
21/04/2017
|
Exposição
dos desenhos em varal, no pátio da escola pra que alunos de outras turmas
possam ver. A professora junto com a turma fará o Aurasma.
|
|
6. MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados ao decorrer de cada dia.
Dias
|
Participação
|
Organização
|
Cumprimentos das tarefas
|
Criatividade
|
1°
dia
|
0 a 2
pontos
|
0 a 3
pontos
|
0 a 2
,5pontos
|
0 a
2,5 pontos
|
2°
dia
|
0 a 2
pontos
|
0 a 3
pontos
|
0 a
2,5 pontos
|
0 a
2,5 pontos
|
3°
dia
|
0 a 2
pontos
|
0 a 3
pontos
|
0 a
2,5 pontos
|
0 a
2,5 pontos
|
4°
dia
|
0 a 2
pontos
|
0 a 3
pontos
|
0 a
2,5 pontos
|
0 a
2,5 pontos
|
5°
dia
|
0 a 2
pontos
|
0 a 3
pontos
|
0 a
2,5 pontos
|
0 a
2,5 pontos
|
Com a soma da pontuação de todos os dias, haverá a divisão da
mesma por 5 (cinco), e com isso, contemplará a nota final.
7. AUTO AVALIAÇÃO
1
|
Comente
sobre o seu desempenho na elaboração do trabalho.
|
2
|
Explane
se o seu interesse em leitura melhorou.
|
3
|
Esclareça
sobre o interesse na utilização da Biblioteca virtual.
|
4
|
Você
continuará utilizando aplicativos para elaboração de trabalhos escolares?
Justifique.
|
5
|
Qual
foi a sua maior dificuldade em relação ao trabalho?
|
Referências:
ANJOS, Cleriston Izidro
dos.Estágio na licenciatura em
Pedagogia:3.Arte na Educação Infantil/Cleriston Izidro dos
Anjos.Petrópolis,RJ:Vozes:Maceió,Al: Edufal,2012.- (Série Estágios
-Coordenação:Mercedes Carvalho e Edna Prado.
BARBIERI, Stela. Interações:
onde está a arte na infância? Editor Edgard Blucher Ltda,2012.
MARICATO, Adriana. O prazer da leitura se ensina. Criança.
Brasília. s/ v, n. 40, p. 18-25, set. 2005.
Parâmetros Curriculares
Nacionais: Língua Portuguesa (1ª a 4ª série), Brasília, 1997.
http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/desafios-cotidianos/arquivos/integra/integra_PACO.pdf
- EMÍLIA FERREIRO - ACESSADO EM 05/04/2017 ÀS 14h10min.
Comentários
Postar um comentário