Realidade aumentada

            Hoje vamos falar um pouco sobre realidade aumentada, esclarecendo dúvidas mais frequentes de quem ouve falar esse termo.

  1. O que é realidade aumentada?
  2. Como funciona?
  3. Como podemos aplicar a realidade aumentada na educação?
  4. Que aplicativos estão disponíveis para o uso de professores e alunos, e como esses aplicativos funcionam?
Primeiro vamos saber de onde veio isso?

           Bom, a realidade aumentada teve origem em algo muito simples: Etiquetas, pois é aquelas de supermercados mesmo. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa  de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso foram criados os códigos 2D (duas dimensões) ou QR code, que permitem o armazenamento de muito mais informações do que os códigos de barras.

Mas o que isso tem a ver com realidade aumentada? Eu te respondo. Tem TUDO a ver!



          Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A realidade aumentada é utilizando a combinação de um códigos de duas dimensões com um programa de computador.


  1.           Segundo o site AgênciaDDA, a realidade aumentada é uma técnica utilizada para unir o mundo real com o virtual, através da utilização de um marcador, webcam ou de um smartphone (IOS ou Android), ou seja, é a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário em tempo real com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais.
  2.             A realidade aumentada funciona de diversas formas, uma delas, a mais usada funciona através do reconhecimento de um símbolo que chamamos de marcador. O software processa a imagem captada por uma câmera ligada ao computador e identifica o posicionamento do símbolo, em seguida, o software disponibiliza um objeto virtual, que é a realidade aumentada, com base neste posicionamento. Aqui abaixo teremos um esquema que demonstra o que foi explicado neste tópico:

     


         3.             Para responder a 3ª pergunta, deixarei aqui um vídeo muito interessante, mostrando como ela pode ser aplicada na educação e em diversas outras áreas.



            Vale muito a pena dar uma olhada no blog do Daniel Cardozo, pois lá ele tem uma postagem sobre realidade aumentada maravilhosa, onde você encontra vídeos como este, assim como outros abordando o assunto de forma bem clara, de fácil entendimento.



      4.               De acordo com o site do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), estudantes de cursos técnicos em todo o país utilizam aplicativos desenvolvidos para ajudar no ensino em sala de aula e em cursos a distância. Foram feitos mais de 28 mil downloads, no Google play e na Apple Store, de cinco apps produzidos no Programa SENAI de Tecnologias Educacionais até agora. Com o Aplicativo de Realidade Aumentada, os alunos utilizam a câmera do celular ou do tablet para reconhecimentos em 3D de imagens dos livros didáticos no SENAI. Além disso, o app permite aos estudantes acessarem simuladores e vídeos, pelos quais os objetos impressos ganham movimento, imagem, som e interação. Mais do que lúdicos e inovadores, os aplicativos permitem o acesso a objetos de aprendizagem relevantes para a construção das competências profissionais requeridas pela indústria quanto à atuação do profissional. Foram feitos até agora 13.668 dowloads de quatro aplicativos de Realidade Aumentada, desde que foram lançados pelo SENAI, em setembro de 2014. O recurso é utilizado  nos cursos técnicos de Automação Industrial, Redes de Computadores, Eletroeletrônica e Segurança do Trabalho.

                      Outro aplicativo que está ao alcance de professores e alunos é o Aurasma que é uma aplicação para Android e iPhone capaz de trazer a realidade aumentada para nossos smastphones ou tablet. O fabricante mostrou o Aurasma recentemente em uma convenção sobre softwares para dispositivos móveis, demonstrando como fazer uso da câmera do smartphone para ver o mundo ao redor e criar efeitos de realidade aumentada em tudo!
Os usuários podem criar seus próprios efeitos (chamados de Aura) através do mesmo, tendo a imagem de um objeto para coincidir com o que estamos enquadrando com a câmera.





Obrigada pela visita! 



Referências:
http://m.tecmundo.com.br/realidade-aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm
http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/17/qrcode.jpg
http://sejalivre.org/realidade-aumentada-no-android-com-a-aplicacao-aurasma/
http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2016/08/alunos-do-senai-usam-aplicativos-de-realidade-aumentada-para-aprender-de-forma-divertida-e-inovadora/
http://www.agenciadda.com.br/realidade-aumentada-ra
http://danielcardozo.com.br/2015/03/18/artigo-realidade-aumentada-uso-educacao/

Comentários